SEGURANÇA – Amônia Anidra (NH3)

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

* Descrição

Amônia (NH3). Obtido a partir do nitrogênio atmosférico e hidrogênio de processo, em alta temperatura e pressão, na presença de um catalisador. Utilizado como gás de refrigeração, como componente básico para a fabricação de fertilizantes, ácido nítrico e nitrato de amônia.

* Outras designações:

Amônia Anidra (NH3)

  1. LIMITES DE EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL

* OSHA: 15 mim STEL: 35 ppm, 24 mg/m3

* ACGIH: TWA: 25 ppm, 17 mg/m3

* NIOSHI: 50 ppm, 35 mg/m3

* ANSI: LT: 20 ppm, 14 mg/m3

  1. DADOS FÍSICOS

* Ponto de Ebulição: 33,35 °C (*)

* Peso Molecular: 17,03 g/mol

* Ponto de Fusão: -77,7 °C (*)

* Densidade específica: 0,682 g/cm3

* Solubilidade em água: solúvel (liberação de calor)

* Densidade do vapor: 0,597 g/cm3

* Aparência e odor: Gás comprimido liquifeito, incolor, com odor característico.

(*) Dados de Literatura

  1. DADOS DE REATIVIDADE

* Estabilidade/Polimerização: Amônia Anidra é estável quando armazenado e usado sobre condições normais de estocagem e manuseio. Acima de 450 °C pode se decompor liberando nitrogênio e hidrogênio, não ocorrendo polimerização.

* Incompatibilidade Química: É um gás alcalino que emite calor quando reage com ácido. Em contato com halogênios, boro, 1,2 dicloroetano, óxido de etileno, platina, triclorato de nitrogênio e fortes oxidantes, pode causar reações potencialmente violentas ou explosivas. Em contato com metais pesados e seus compostos pode formar produtos explosivos, em contato com cloro e seus compostos pode resultar a liberação de gás cloroamina. Amônia produz significativa mistura explosiva quando em contato com hidrocarbonetos. O produto também é incompatível com aldeido acético, acroleina, hidrazina, ferrocianeto de potássio.

* Produtos Perigosos da Decomposição: Decomposição térmica da NH3 pode produzir gases nitrosos tóxicos.

  1. PREVENÇÃO E COMBATE AO FOGO

* Ponto de Fulgor: Gás na temperatura ambiente

* Temperatura Auto-Ignição: 651° C

* LIE: 16%

* LSE: 25%

* Meios de Extinção: Apresenta risco moderado de fogo. Em caso de fogo em instalações, o melhor procedimento é estancar o fluxo de gás, fechando a válvula, já que a Amônia em concentrações elevadas no ar pode formar uma mistura explosiva. Para isso, pode ser necessário o uso de água, dióxido de carbono ou pó químico, para extinção da chama adjacente à válvula que controla o fornecimento do gás. Use água para resfriar os recipientes expostos ao fogo e interrompa o fluxo do gás (a água reduz a concentração do gás devido sua solubilidade da Amônia). Para fogo envolvendo Amônia líquida, usar pó químico ou C02 para combatê-lo.

* Riscos Adicionais: O NH3 possui risco moderado de fogo e explosão, quando exposta ao calor ou chama. Em presença de óleo e outros materiais combustíveis, o risco de fogo aumenta.

* Procedimentos Emergenciais: Em caso de fogo existe a possibilidade de decomposição de Amônia com liberação de gases tóxicos. Utilize máscara autônoma ou com ar mandado e roupas de PVC.

  1. PROCEDIMENTOS EM CASO DE VAZAMENTO E DERRAMAMENTO

Vazamento/Derramamento: Estabeleça por escrito um plano de emergência para ações em caso de vazamento da NH3. Realize treinamentos práticos. Imediatamente avisar o pessoal da segurança, evacue todas as pessoas se necessário, remova toda fonte de ignição e providencie ventilação adequada para dispersar o gás. Antes de estancar o derramamento, utilize água em forma de spray para reduzir a concentração dos gases de Amônia em volta do local derramado. Se a Amônia estiver liquifeita, isole os riscos na área e se possível a vaporize. Neutralização em grandes quantidades de Amônia muitas vezes não é recomendada, pelo fato de liberação de calor e exposição de pessoas aos riscos.

  1. RISCO À SAÚDE

* Amônia Anidra não é considerado cancerígena pela OSHA.

* Resumo dos riscos: O gás de Amônia pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações à severas lesões no corpo, devido a alcalinidade da Amônia. Exposições à altas concentrações podem ser perigosas para indivíduos menos suscetíveis, com conseqüente efeito adverso à saúde. A exposição em concentração a partir de 2.500 ppm, por aproximadamente 30 minutos, pode ser fatal. O contato com Amônia líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e pele. Extensas queimaduras podem levar à morte.

*  Principais partes atingidas: Olhos, pele e sistema respiratório.

* Efeitos Agudos: A inalação pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura na mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito, edema pulmonar, salivação e retenção da urina. Ingestão causa náusea, vômitos e inchaço nos lábios, boca e laringe. A NH3 concentrada produz em contato com a pele necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Contato com os olhos resulta em lacrimejação, conjuntivites, irritação na córnea e cegueira temporária ou permanente.

* Efeitos Crônicos: Pode ocorrer bronquite crônica com redução respiratória.

PRIMEIROS SOCORROS:

* Olhos: O atendimento imediato é fundamental. Os primeiros 10 segundos são críticos para prevenir cegueira. Não permitir que a vítima feche ou mantenha os olhos fechados. Levante suavemente as pálpebras e lave imediatamente com água, continuando a enxaguar com grande quantidade de água até encaminhamento ao médico. Consulte um oftalmologista imediatamente.

* Pele: Rapidamente retirar as roupas contaminadas, evitando remoções de partes da pele. Lavar a parte afetada abundantemente com água, lavando em seguida com água e sabão.

* Inalação: Remova para área não contaminadada e arejada. Forneça oxigênio se necessário. Encaminhe ao médico.

* Ingestão: Nunca dê nada via oral a pessoa inconsciente ou em convulsão. Estando a pessoa consciente pode dar água e leite. Não provocar vômitos. Encaminhar imediatamente ao médico informando as características do produto.

* Nota ao Médico: O nível de NH3 no sangue não é uma indicação proveitosa no controle de pessoas expostas. A avaliação clínica de um possível edema pulmonar e falência respiratória, com respectiva conduta medica, é mais apropriada. Considere esofagoscopia se o paciente teve queimaduras oral e de faringe. Não induza lavagem gástrica. Se a quantidade ingerida for significativa, observe desenvolvimento de lesões no esôfago. No caso de contaminação dos olhos, a solução utilizada para lavagem deve ter pH inferior à 8,5.

  1. PROTEÇÃO PESSOAL

* Óculos: Use óculos de segurança contra produtos químicos ou protetor facial.

* Máscaras: Use proteção respiratória se necessário. Em grandes concentrações, utilize máscara autônoma.

* Atenção: Máscaras com filtros mecânicos, não protegem trabalhadores expostos a atmosfera deficiente de oxigênio.

* Luvas: Utilize luvas de PVC.

* Roupas: Utilize roupas de PVC.

* Comentários: Dote a área de chuveiros/ lava-olhos. Nunca coma, beba ou fume em área de trabalho. Pratique boa higiene pessoal principalmente antes de beber, comer e fumar.

  1. PRECAUÇÕES ESPECIAIS E COMENTÁRIOS

* Previna danos físicos ao tanque, container, tambores etc.. Armazene preferencialmente em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável e afastado de materiais incompatíveis. Recomenda-se a existência de diques de contenção na área de armazenamento. Controle de Engenharia (Proteção Coletiva): para reduzir a possibilidade de risco potencial à saúde, assegure ventilação diluidora suficiente ou existência de exaustão no local para controlar a concentração ambiente a níveis baixos. Controles Administrativos: mantenha os locais de trabalho dentro dos padrões de higiene ocupacional e submeta os funcionários expostos ao produto a exames médicos periódicos, enfatizando testes de olhos, pele e trato respiratório. Conscientize periodicamente os funcionários sobre o manuseio seguro e os riscos que a Amônia Anidra oferece.

As informações mencionadas acima fazem referência à síntese de nosso conhecimento e de nossa experiência com o produto Amônia. Tais informações aplicam-se ao estado puro do produto, conforme especificações. O manipulador, em casos de combinações ou misturas, deve certificar-se que elas não gerarão algum novo risco. O manipulador deve respeitar – independente destas informações fornecidas – o conjunto de textos legislativos, regulamentares e administrativos relativos ao produto, à higiene e à proteção do trabalho.